Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Manifestação importante no Brasil, a capoeira pode se tornar Patrimônio Cultural da Humanidade

Notícias

21/11/2014

Compartilhe esta notícia:

Manifestação importante no Brasil, a capoeira pode se tornar Patrimônio Cultural da Humanidade

Pref. Bom Despacho (MG)A capoeira poderá ser reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade. O título é dado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A decisão sobre o reconhecimento será anunciado na próxima semana, em Paris, onde vai ocorrer a reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural e Imaterial da Unesco.

O pedido para que a capoeira receba este título foi feito 46 vezes por diferentes Estados-Membros. Deste total, 32 foram recomendados pelo órgão técnico do comitê. O pedido do Brasil, feito por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tem 25 páginas. O dossiê traz uma série de ações para difundir a modalidade e propõe medidas de preservação orçadas em mais de R$ 2 milhões, como a produção de catálogos e encontros, por exemplo.

Com o registro, o país busca enaltecer a consciência sobre o legado da cultura africana no Brasil e o papel da capoeira no combate ao racismo e à discriminação.

Bem cultural
A capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, em 2008. Ela envolve canto, o uso de instrumentos típicos como o berimbau e o atabaque, em uma roda, onde os golpes de luta se confundem com a dança. Esta manifestação foi considerada crime e proibida no Brasil, antes de ser celebrada como bem cultural. Foi utilizada em guerras e atualmente é praticada fora do Brasil.

 


Notícias relacionadas