Notícias
31/07/2020
Malha censitária intermediária geoespacializada pode auxiliar no Planejamento Territorial
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou a Malha Setorial Intermediária 2019, com a classificação de setores censitários em urbano ou rural com informações geoespacializadas. A área de Planejamento Territorial e Habitação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) indica que os dados disponibilizados em formato digital podem auxiliar no Planejamento Territorial.
Pela primeira vez, a Malha Setorial é disponibilizada independente do Censo Demográfico ou do Agropecuário, por isso é considerada intermediária e não apresenta dados estatísticos de população e domicílios. Ao todo, são 444.261 setores censitários, que representam a menor porção territorial utilizada pelo IBGE para planejar e realizar pesquisas.
Por meio da malha intermediária, os gestores possuem acesso à classificação de setores censitários em urbano ou rural em consonância com a divisão político-administrativa do território municipal, ou seja, a malha municipal. A iniciativa auxilia os gestores nas ações de espacialização do seu território com uso de dados geoespaciais, por meio de imagens de alta resolução para subsidiar as demandas de planejamento territorial.
O produto é compatível com escalas de 1:5.000 a 1:250.000. Essas escalas são classificadas como grande e média e portanto o nível de detalhamento das informações podem subsidiar plantas cadastrais e cartas municipais. Todas as informações estão em formato Shp para aplicação em diferentes sistemas de informação geográfica e, em formato Kml, para visualização na plataforma Google Earth.
Acesse aqui a malha de setores do seu Município
Da Agência CNM de Notícias, com informações do IBGE