Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Mais um Município sofre por causa das chuvas, Itaóca já contabiliza doze mortes

Notícias

15/01/2014

Compartilhe esta notícia:

Mais um Município sofre por causa das chuvas, Itaóca já contabiliza doze mortes

Camila Maciel/ABr

Inúmeros casos de devastação de cidades e pessoas têm sido registrados nos últimos anos, por canta de fenômenos naturais. Um dos registros mais recentes é o de Itaóca, no interior de São Paulo, em que uma forte chuva destruiu parte da cidade e provocou pelo menos doze mortes, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo nesta terça-feira, 14 de janeiro. Ainda há previsão de mais dez desaparecidos.O prefeito do Município, Rafael Camargo, disse está em estado de choque com a situação da cidade. "Eu nunca vi isso nem em filme. A situação chega a ser desesperadora. Fico imaginando as consequências que a população está enfrentando. A maioria da cidade está em choque. Perdemos muitos amigos que convivíamos no dia a dia", disse em entrevista ao portal G1 na segunda-feira, 13. 

O colapso foi provocado pelos últimos temporais, e o instituto Climatempo aponta três fatores que contribuíram diretamente. O primeiro fator foi a temperatura do ar -  que estava alta - e a umidade registrada no último domingo. Em segundo lugar, aparece a circulação dos ventos sobre o Brasil durante o final de semana, que provocou a concentração de mais calor e umidade na região atingida, bloqueando as áreas de chuva. Por último, aparece a quantidade de chuva que caiu sobre a cidade por várias horas seguidas, provocando o transbordamento dos rios. 

Situação 
Com pouco mais de 3,3 mil habitantes, Itaóca está com diversas pontes e ligações viárias danificadas por causa das cheias. E segundo a Defesa Civil, o Rio Palmital subiu mais de cinco metros e causou a inundação de mais de 100 casas. O Município também ficou durante várias horas sem fornecimento de energia elétrica e água. Para ajudar nas ações emergenciais, uma força tarefa do Corpo de Bombeiros foi enviada para a cidade. Viaturas, cães farejadores e quinze homens foram deslocados para auxiliar no atendimento a feridos e nas buscas por desaparecidos.

A Defesa Civil trabalha na cidade com a ajuda do Corpo de Bombeiros para tentar chegar em áreas que permanecem isoladas. Além de Itaóca, o Município vizinho de Apiaí também foi atingido pela tempestade. Não há registro de mortes, mas 50 moradias ficaram inundadas. 

Da Agência CNM, com informações do Portal G1 e Terra

Notícias relacionadas