Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Mais de 90 Municípios devem receber tratamento de gases nocivos

Notícias

06/04/2010

Compartilhe esta notícia:

Mais de 90 Municípios devem receber tratamento de gases nocivos

CNM

 

Noventa e três Municípios brasileiros devem receber tratamento de gases nocivos ao Meio Ambiente. Algumas capitais como Salvador (BA), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG) podem receber até três unidades de tratamento. O projeto é do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e faz parte do Protocolo de Montreal. Pelo menos 117 centros de reciclagem de gases devem ser instalados nestes Municípios.

 

Fabricantes de refrigeradores e ar-condicionado são o público-alvo do Programa. A reciclagem de gases prejudiciais à camada de ozônio será efetuada principalmente em fábricas que utilizam gases nocivos como os clorofluorcarbonos (CFC) e os clorofluorcarbonos hidrogenados (HCFC) em seu funcionamento.

 

Grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Fortaleza e Joinville já possuem estas unidades de tratamento de gases poluidores. A reciclagem destes centros de regeneração recebe os gases contaminados e os tratam para que eles possam voltar ao mercado.

 

A CNM e o Meio Ambiente

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) há tempos tem a atitude de alertar os gestores municipais para as possíveis consequências que o aquecimento global pode gerar. Exemplo desta postura da entidade foi a I Cúpula Amazônica de Governos Locais, ocorrida em outubro de 2009. Nela, foi elaborada a Carta de Manaus – uma pauta de reivindicações dos Municípios brasileiros pelo Meio Ambiente.

 

Além disso, a CNM foi uma das primeiras entidades a debater o controle de emissões de poluentes nos Municípios. Com o Pnud, a CNM já consolidou parcerias no âmbito do Desenvolvimento Social, como o Projeto Fortalecimento de Capacidades para Desenvolvimento Humano Local (CDHL).

  • Clique aqui para visualizar a lista dos 93 Municípios selecionados

  • E aqui para acessar o site do Protocolo de Montreal

 

 

 


Notícias relacionadas