Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Mais de 50 Municípios terão atenção especial para recuperar o Bioma Cerrado

Notícias

26/03/2012

Compartilhe esta notícia:

Mais de 50 Municípios terão atenção especial para recuperar o Bioma Cerrado

Antônio Cruz - ABrO Ministério de Meio Ambiente divulgou nesta segunda-feira, 26 de março, a lista com 51 Municípios que terão prioridade nas ações contra o desmatamento do Bioma Cerrado. A Portaria 97 do Diário Oficial da União (DOU) determina que esses entes tenham um monitoramento mais eficiente e que recebam incentivos para atividades ambientais sustentáveis. Eles foram escolhidos por terem a maior parte da totalidade do Cerrado devastada.

De acordo com a Portaria, esses Municípios com índices elevados de desmatamento são considerados prioritários também para manutenção de áreas nativas e recuperação de áreas degradadas. A lista será revista periodicamente obedecendo aos resultados das pesquisas sobre desmatamento.

Estas localidades foram selecionadas pelos seguintes critérios: desmatamento superior a 25 km2 observado entre os anos de 2009 e 2010; e áreas de vegetação nativa remanescente superior a 20% da área do Município ou presença de áreas protegidas, como Terras indígenas ou Quilombolas, por exemplo.

Municípios selecionadosAntônio Cruz - ABr
Os Municípios situados no Bioma Cerrado e selecionados pelos requisitos do MMA são:
     *Bahia: Barreiras, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério.
     *Goiás: Caiapônia, Cristalina e Crixás.
     *Maranhão: Aldeias Altas, Alto Parnaíba, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriti, Caxias, Chapadinha, Codó, Coroatá, Grajaú, Parnarama, Riachão, Santa Quitéria do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São João do Soter, Timbiras, Tuntum, Urbano
Santos e Vargem Grande. 
     *Mato Grosso: Água Boa, Cocalinho, Paranatinga e Rosário Oeste.
     *Mato Grosso do Sul: Porto Murtinho.
     *Minas Gerais: Buritizeiro e João Pinheiro.
     *Piauí: Baixa Grande do Ribeiro, Currais, Palmeira do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Uruçuí e;
     *Tocantins: Lagoa da Confusão, Mateiros, Natividade, Palmeirante, Paranã, Peixe, Pium, Santa Rita do Tocantins.


Notícias relacionadas