Notícias
05/11/2015
Mais de 100 Municípios já foram afetados pelos temporais em Santa Catarina; previsão é de mais chuva
Um total de 107 Municípios já foi afetado pelos fortes temporais que castigam o Estado de Santa Catarina. Para 35 deles, os efeitos foram ainda mais graves e, por esse motivo, foi decretada Situação de Emergência. Vendavais e granizos atingiram 51.159 pessoas, das quais mais de 21 mil ficaram desalojadas.
Enquanto outros estados sofrem as consequências da estiagem, Santa Catarina tem concentrado volumes altíssimos de chuva nos últimos meses. Em Outubro, a cidade de Rio do Oeste, localizada na região do Vale do Itajaí, ficou inundada por duas semanas seguidas em decorrência de uma enchente.
As ruas e estradas do Município catarinense foram destruídas com a força da água. Serviços essenciais como abastecimento de água e energia tiveram de ser interrompidos. Devido aos danos, escolas e postos de saúde pararam de funcionar. Segundo a Defesa Civil municipal, os prejuízos ultrapassam os R$ 18 milhões.
Como consequência dos temporais, com ventos fortes e até queda de granizo, um deslizamento de terra foi registrado na capital Florianópolis. Uma casa foi parcialmente destruída, mas ninguém ficou ferido.
Previsão de mais chuvas
A Defesa Civil informa que a chuva persiste em Santa Catarina nesta quinta-feira, 5 de novembro, porém, com menos intensidade ontem. As precipitações poderão ser mais volumosas no Litoral Sul e na Grande Florianópolis.
Já para sexta-feira, 6 do mesmo mês, a previsão é de chuva fraca na madrugada e pela manhã da Serra ao Litoral e no Vale do Itajaí. Durante o fim de semana, devem ocorrer pancadas isoladas de chuva no Oeste e Meio Oeste catarinense. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) irá acompanhar a situação no Estado.
Acesse aqui o boletim completo da Defesa Civil