
Notícias
14/07/2014
Mais Cultura nas Escolas: CNM orienta sobre execução dos planos de atividades culturais selecionados pelo Programa

Cada um dos planos de atividades selecionados deve trabalhar com um dos nove eixos do projeto: criação, circulação e difusão da produção artística; cultura afro-brasileira; promoção cultural e pedagógica em espaços culturais; educação patrimonial; tradição oral; cultura digital e comunicação; educação museal; culturas indígenas; e residências artísticas para pesquisa e experimentação nas escolas.
O Mais Cultura nas Escolas tem por objetivo levar atividades culturais a escolas públicas de ensino fundamental e médio do país e potencializar processos de ensino e aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura e da integração de práticas criativas e da diversidade cultural brasileira à educação integral, promovendo o diálogo entre escola e comunidade. Os projetos contemplados devem ter duração de, no mínimo, seis meses, podendo ser estendidos ao próximo ano letivo.
Os repasses estão sendo feitos diretamente às 4.823 escolas selecionadas, em duas etapas, por meio do Programa Dinheiro Direto nas Escolas (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O valor é calculado conforme o número de alunos matriculados. Os repasses podem ser acompanhados no site do FNDE para consulta de repasses. Os projetos começarão a ser executados assim que os recursos estiverem na conta. As escolas selecionadas que ainda não receberam recursos devem entrar em contato com o PDDE/FNDE para verificar se há pendências que impeçam o repasse.
Universidades
Ainda neste semestre, o Ministério da Cultura lançará edital do Programa Mais Cultura nas Universidades, com o objetivo de ampliar e fortalecer programas e cursos voltados para a formação, pesquisa e extensão em arte e cultura. Poderão participar universidades e institutos federais. Serão repassados na primeira etapa cerca de R$ 20 milhões para planos de dois anos de duração.
Foto: Gov. Paraná
Notícias relacionadas


