Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Maior parte do orçamento social do governo federal é gasto com previdência

Notícias

03/05/2005

Compartilhe esta notícia:

Maior parte do orçamento social do governo federal é gasto com previdência

Frederico Ferreira
Agência CNM

Foram R$ 280,7 bilhões destinados para a área social em 2004, somando empréstimos, subsídios e renúncias tributárias. Este foi o valor anunciado, ontem, 02, pelo ministério da Fazenda. O orçamento social direto da união ficou divido em 67,6% com gastos na previdência social, 12,8% com saúde, 6,5% com assistência social e 5,2% com educação.

Os dados do orçamento que corresponde a 16% do PIB são de 2001 a 2004. O relatório Orçamento Social do Governo Federal apresenta informações detalhadas sobre o destino dos recursos arrecadados pelo governo federal e gastos na área social.

Foi realizada uma análise específica em cada área social para que dados como Despesas com pessoal inativo da área de educação, por exemplo, estão contabilizadas no gasto da previdência social, assim como os gastos com hospitais universitários foram contabilizados na área da saúde. No Orçamento Geral da União, ambos os gastos estão contabilizados no Ministério da Educação.


Notícias relacionadas