Notícias
23/10/2003
Lula promete mais uma vez liberar R$ 1,4 bi para saneamento
Kalinka Iaquinto e Ivone Belém
Agência CNM
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu hoje (23) mais uma vez liberar até o final de 2003 os R$ 1,4 bilhão para programas de saneamento básico que prometera em março, durante a VI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela CNM. Em pronunciamento na 1ª Conferência Nacional das Cidades, Lula explicou aos prefeitos que, depois de ter anunciado a liberação do dinheiro, ficou sabendo das dificuldades para a concretização da sua promessa.
- Eu prefiro não anunciar nada, o que eu não posso é anunciar e não sair. Hoje, eu posso dizer para vocês que, até o final do ano, 1 bilhão e 400 milhões que eu anunciei, já estarão totalmente contratados para fazer o saneamento básico. Isso representa seis vezes mais do que foi investido o ano passado, que foram apenas 260 milhões de reais, afirmou.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, comemorou o compromisso firmado hoje pelo presidente da República porque, ao financiar o saneamento básico, o governo está investindo na saúde da população de baixa renda. “Com saneamento nas cidades, uma medida de saúde preventiva, diminuem as filas nos postos de saúde e hospitais de pronto socorro”, afirmou Ziulkoski.
Segundo o líder municipalista, é preciso que a Caixa Econômica Federal, órgão responsável pela intermediação entre o governo e os municípios, efetivamente concretize a liberação dos recursos. “Muitas vezes,os municípios se perdem em burocracias e não conseguem ter acesso a programas importantes”, alertou Paulo Ziulkoski.