Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Logística reversa de medicamentos: GTT tem participação da CNM

Notícias

29/08/2011

Compartilhe esta notícia:

Logística reversa de medicamentos: GTT tem participação da CNM

CNM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participa de reunião do Grupo de Trabalho Técnico (GTT) Logística Reversa dos Resíduos Sólidos de Medicamentos, em São Paulo. A reunião que ocorre nesta segunda-feira, 29 de agosto, terá dois subgrupos. Um para debater o sistema de coleta e outro para discutir o gerenciamento – gestão, trânsito e operacionalização. O segundo subgrupo será coordenado pela CNM.

Em relação ao Sistema, abordado pelo primeiro grupo, estão na pauta os seguintes assuntos: Pontos de Coleta; Especificação do Material Coletado; Formas de Segregação dos Resíduos; Aspectos Operacionais; Especificação da Caixa Coletora; Responsabilidade pela Instalação e Operação da Coleta; Localização e Acesso ao Cidadão no Estabelecimento; Papel e Responsabilidade do Cidadão; e Principais Dificuldades e Medidas de Superação.

Já o grupo coordenado pela Confederação vai discutir:

  • a Sistemática de Recolhimento nos Pontos de Coleta;
  • a Relação, Papel e Responsabilidade do Poder Público, dos Catadores e Associações e das Farmácias, Distribuidores e Fabricantes/Importadores;
  • a Logística de Remoção dos Resíduos dos Pontos de Coleta para a Destinação Final;
  • a Responsabilidade pela Operação;  
  • as Formas de Custeio; e 
  • as Principais Dificuldades e Medidas de Superação.

A CNM destaca que entre as responsabilidades do poder público – nacional, estadual e local – estão as campanhas educativas, o licenciamento dos locais de tratamento e destinação final e a aprovação e monitoramento periódico da autoridade sanitária competente.

 


Notícias relacionadas