Notícias
08/04/2011
Levantamento: Municípios da Amazônia e do Cerrado reduzem o desmatamento
CNM
Uma redução do desmatamento na região Amazônica e no Cerrado foi registrada em levantamentos divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente. De acordo com os dados colhidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) houve redução de 23% nos Municípios amazônicos que mais desmatam.
Com os resultados obtidos, Querência (MT) sai da lista dos 43 que mais desmatam na Amazônia. Este é o segundo Município a deixar a lista negra, como foi denominada pelo governo. Em 2010, Paragominas (PA) também deixou o rol dos que mais destroem a floresta amazônica.
Já no Cerrado a redução caiu quase pela metade. Conforme indicou os dados, a taxa anual de desmatamento, que entre 2002 e 2008 era de 14,2 mil quilômetros quadrados, reduziu para 7,6 mil de 2008 a 2009. O monitoramento feito nos 12 Estados que compõem o Cerrado indicou que o ritmo do desmatamento caiu de 0,69% para 0,37% ao ano.
O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul – o primeiro é a Amazônia – e apesar da diminuição da devastação, a região ainda é um dos biomas mais ameaçados. No Brasil, o desmatamento ainda é a principal fonte de emissão de gás carbônico e demais gases de efeito estufa - responsáveis pelo aquecimento global.
Agência CNM, com informações do Estado de São Paulo