Notícias
03/09/2009
Levantamento aponta possíveis consequências do aquecimento global
CNM
Com a I Cúpula Amazônica de Governos Locais perto de iniciar-se, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os Municípios das possíveis consequências que o aquecimento global pode gerar. Este é um dos assuntos da programação do evento, promovido pela entidade, que ocorrerá de 7 a 10 de outubro. O levantamento foi elaborado na Dinamarca, sede da 15º Conferência Climática das Nações Unidas em Copenhagem, a COP 15: uma das mobilizações mais importantes do mundo em questões climáticas.
A previsão destas consequências é arriscada. Os processos naturais que causam precipitações, tempestades, aumento do nível do mar e outros efeitos esperados do aquecimento global dependem de vários fatores. E as emissões de gases de efeito estufa nas próximas décadas também são difíceis de prever, uma vez que elas dependem de decisões políticas e avanços tecnológicos.
Os efeitos do aquecimento global têm sido bem documentados e as observações dos impactos ambientais da vida real são compatíveis com as previsões anteriores. Entre os efeitos que podem ser previstos, destaca-se um período maior de estiagem e de enxurrada, pois quando o tempo fica mais quente, a evaporação da terra e do mar aumenta, e quando este vapor de água extra na atmosfera cai, causa inundações.
Outros efeitos previstos são os derretimentos do gelo e da neve, e maior número de incidentes meteorológicos extremos - ambos os efeitos decorrem de temperaturas altas que continuam subindo gradualmente. O fenômeno pode acarretar a falta de água potável no planeta e originar a expansão térmica do mar, podendo causar um aumento de dois graus Celsius na temperatura.