Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Iphan apresentará sistema que integra informações sobre Patrimônios Culturais

Notícias

20/02/2014

Compartilhe esta notícia:

Iphan apresentará sistema que integra informações sobre Patrimônios Culturais

Rosângela Teixeira/Portal AlagoinhaUm Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG) está em fase final de elaboração pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Antes de colocá-lo em funcionamento, vai haver um treinamento para gestores federais, estaduais e municipais de todo o País. A apresentação do SICG será dos dias 24 a 28 de fevereiro, por meio de um curso online com total de 40 horas. Técnicos, pesquisadores e agentes do patrimônio também podem participar.

O Sistema é uma ferramenta georreferenciada que visa proteger o Patrimônio Cultural Brasileiro. Por meio dele, gestores, pesquisadores e interessados sobre o tema no Brasil e no mundo poderão trocar informações, dados socioeconômicos e geográficos, fazer levantamentos históricos e saber da legislação federal e local.

No SICG, o Iphan vai disponibilizar informações de todos os bens considerados como Patrimônio Cultural Nacional. Assim, os gestores públicos terão subsídio para fomentar políticas e investimentos. A ferramenta facilitará, por exemplo, a elaboração de relatórios sobre o componente do patrimônio cultural no âmbito do licenciamento ambiental. As informações poderão ser acessadas por técnicos e pesquisadores, o que ajudará no desenvolvimento de projetos.

SXC,huComo funcionará
O Instituto vai cadastrar, inicialmente, 1.766 bens reconhecidos como Patrimônio Cultural Brasileiro. São cerca de 1,2 mil bens tombados, um bem chancelado, 29 bens registrados e 500 bens identificados, além de 200 ações do patrimônio imaterial e 100 instituições participantes da Política Nacional do Patrimônio Imaterial.

Em seguida, com o avanço do SICG, vai haver o cadastro dos sítios arqueológicos, dos bens identificados nos estudos do Iphan e os bens reconhecidos como Património Cultural pelos governos municipais.

Curso online
O curso onde o Sistema será apresentado é gratuito. Para participar, o interessado precisa acessar a internet por meio dos navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox. As perguntas com dúvidas e sugestões poderão ser enviadas durante e após o curso para o e-mail sicg@iphan.gov.br.


 Agência CNM, com informações do Iphan

 

Notícias relacionadas