
Home / Comunicação / Investimento em Turismo aumenta o desenvolvimento dos Municípios brasileiros
Notícias
14/04/2015
Investimento em Turismo aumenta o desenvolvimento dos Municípios brasileiros

O ex-prefeito de Gramado (RS), Pedro Bertolucci, concorda que os eventos turísticos beneficiam não só a cidade onde eles ocorrem, mas também os Municípios vizinhos. Exemplo disso é o Natal Luz e o Festival de Cinema da cidade, que também beneficia Canela,
Bento Gonçalves e Nova Petrópolis.
Já o prefeito de Bananeiras (PB), Município nordestino de clima frio úmido devido à altitude de mais de 500m, Douglas Lucena, assumiu que após a elaboração de um planejamento estratégico, a cidade identificou duas vocações econômicas: o turismo e a piscicultura. “Com este foco, investimos na qualificação profissional de 2,2 mil pessoas em apenas dois anos. Além disso, o Município recebeu investimentos privados após a divulgação dos atrativos locais no exterior”.
O Turismo também ajudou a mudar a economia de Cabaceiras (PB), conhecida como a “Roliúde Nordestina” devido ao fato de a cidade ter servido de cenário a diversas produções. Segundo o ex-prefeito da cidade Arnaldo Júnior Dôso, mesmo em uma realidade hostil como o semiárido sempre é possível valorizar a vocação local, que no caso de Cabaceiras envolve pequenos negócios e Turismo.
Seminário
O seminário Planejamento e Governança para o Desenvolvimento Local que ocorreu durante o III Encontro de Municípios com Desenvolvimento Sustentável em Brasília trouxe à tona este assunto. O evento contou com apresentações de prefeitos, ex-prefeitos e parlamentares que salientaram a necessidade de os Municípios investirem na criação de um calendário de eventos turísticos, como estratégia para atrair recursos especialmente na baixa temporada.
Da Agência CNM, com informação do Ministério da Cultura
Notícias relacionadas


