Notícias
19/06/2015
Inverno começa no domingo, dia 21, e será marcado por frio e pouca chuva em todo o Brasil
O inverno começa oficialmente às 13 horas e 38 minutos deste domingo, 21 de junho. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) conversou com o meteorologista do Centro de Análise e Previsão do Tempo, Luiz Cavalcanti, para saber quais as previsões para as cinco regiões do País com a nova estação. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de ponta a ponta do Brasil, o período é de pouquíssimas chuvas.
As temperaturas, como em todo inverso, ficam mais amenas em quase todo o território nacional. Mas, nada muito rigoroso, conforme explicação de Cavalcanti. “Frentes frias são mais comuns na parte sul brasileira e fazem as temperaturas, eventualmente, despencarem e podem resultar em geadas, principalmente nas serras das regiões Sul e Sudeste”. O Centro-Oeste terá temperaturas mais elevadas, apesar de também serem baixas nesta época do ano.
Mais fracas no inverno, as chuvas podem acontecer se houver a passagem de algum sistema frontal mais intenso. Elas podem ser generalizadas nas regiões Sul e Sudeste. No Norte elas se concentram mais em Roraima, Amapá, norte do Amazonas e noroeste do Pará. Elas estão previstas também para Mato Grosso e o norte de Goiás.
Menos chuva
As chuvas diminuem e são muito pouco frequentes em parte do Sudeste, no Centro-Oeste, no centro/sul do Norte e no semiárido do Nordeste. Especificamente na região nordestina, a tendência é que não aconteçam mais chuvas. Se ocorrerem é mais no litoral do Rio Grande do Norte e Bahia. “É rigorosa a seca no Nordeste, na parte central e sul da região amazônica, no Centro-Oeste e parte da região Sudeste”, diz Cavalcanti.
Nevoeiros e neblinas nas primeiras horas do dia e ar mais seco (até 30%) são previstos para a região central do Brasil.
O inverno vai até o dia 23 de setembro.