Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / INSS cria Sistema Integrado de Benefícios e substitui cinco sistemas de benefícios por um

Notícias

08/02/2012

Compartilhe esta notícia:

INSS cria Sistema Integrado de Benefícios e substitui cinco sistemas de benefícios por um

MPSO Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está implantando um Novo Modelo de Gestão (NMG). O objetivo é a modernização do Instituto com a integração e substituição gradativa dos atuais sistemas de concessão, reativação, atualização e revisão de benefícios. Para isso, está substituindo cinco sistemas, o Sabi, o Prisma, o Benefícios Web e o Sub por um único sistema, o Sistema Integrado de Benefícios (Sibe). 

A primeira Agência da Previdência Social (APS) a implantar o Sibe foi a APS Anápolis (GO), que desde outubro do ano passado vem testando o sistema. A segunda foi a agência de Santana do Livramento (RS), em 20 de dezembro de 2011. Também iniciaram seus testes as APS de Mossoró (RN) e Santa Efigênia (MG). Em São Paulo, a APS de Araraquara (SP) será piloto, a partir de 14 de fevereiro, do Sistema Integrado de Benefícios (Sibe). 

A unidade paulista foi escolhida para realizar os testes do novo sistema no estado por causa de sua tradição em ser piloto em vários outros sistemas, como o Prisma (1996), o Sabi (2003) e o CNIS V3 (2011). O piloto é necessário para verificar como o sistema se comporta em um ambiente de produção (análise, concessão, pagamento de benefícios e atualização), para posterior expansão às demais unidades do INSS. 

Inicialmente o novo sistema vai substituir a solução tecnológica referente ao Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC/Loas) ao idoso e à pessoa com deficiência e implantar a ferramenta de monitoramento dos processos de concessão. Mais tarde, os demais sistemas relacionados ao benefício por incapacidade, aposentadorias, revisões, atualização, módulo judicial e cálculo serão substituídos.


Notícias relacionadas