Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Inscrições prorrogadas para o projeto Revelando os Brasis

Notícias

28/09/2004

Compartilhe esta notícia:

Inscrições prorrogadas para o projeto Revelando os Brasis

Ascom Ministério da Cultura

 

Foi prorrogado até o dia 27 de outubro o prazo de inscrições do projeto Revelando os Brasis, iniciativa inédita no país, que irá viabilizar 40 produções de curtas-metragens em cidades de até 20 mil habitantes, estimulando o interesse de moradores dessas pequenas comunidades pela produção audiovisual.

   

O lançamento foi realizado no dia 11 de agosto, em Milagres, na Bahia, durante uma cerimônia que contou com a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil, e do secretário do Audiovisual, Orlando Senna. "A cidade de Milagres será transformada num santuário do cinema brasileiro", disse o ministro Gil, entusiasmado com o projeto.

 

A localidade foi escolhida por já ter sido cenário de vários filmes brasileiros, dentre eles, Os Fuzis, de Ruy Guerra; O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha, e Central do Brasil, de Walter Salles. O evento foi realizado no clube Centaurus, em Milagres, e contou com a presença de atores que atuaram nos filmes realizados no lugar como Odete Lara, Joel Barcelos, Paulo César Pereio e Maria Gladys. Apresentaram-se na festa os grupos locais Cantiga de Romaria, Trio Pé de Serra e Aboiador.
 

Na ocasião, houve a exibição de um curta sobre Milagres dirigido pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos. O documentário foi feito entre os dias 2 e 4 de agosto e mostra a ligação da cidade com o cinema brasileiro.

A lista completa das pequenas comunidades contempladas por este concurso, o regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.revelandoosbrasis.com.br e, também, nas Agências e Postos de Atendimento dos Correios e do Banco do Nordeste existentes nas respectivas comunidades.


O Projeto

 

Numa parceria da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e do Instituto Marlim Azul, com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e da Radiobrás, Revelando os Brasis vai selecionar talentos, por meio de um concurso direcionado a qualquer brasileiro acima de 18 anos, e residente em município de até 20 mil habitantes. Uma comissão de especialistas selecionará 40 histórias, que podem ser reais ou fictícias.

 

O secretário Orlando Senna considera o projeto Revelando os Brasis a menina dos olhos do Ministério. "É o instrumento efetivo para viabilizar a inclusão cultural de comunidades que sempre permaneceram à margem do processo produtivo dos bens audiovisuais", comenta o secretário, acrescentando que "o direito constitucional de ter acesso à cultura audiovisual brasileira não é só ver filmes. Vamos colocar gente das pequenas comunidades em contato direto com a produção e, quem sabe, garimpar novos talentos".

 

O projeto faz parte da política de descentralização das ações do Ministério da Cultura, beneficiando 4.023 municípios brasileiros, nunca antes contemplados com esse tipo de iniciativa. Os selecionados serão automaticamente inscritos no curso de formação básica, no Centro Técnico Audiovisual (CTAV) do MinC, no Rio de Janeiro, onde aprenderão a desenvolver o roteiro, retornando em seguida à sua cidade, para a produção do vídeo.

 

Os curtas deverão ser concluídos até fevereiro de 2005, quando serão apresentados nos municípios onde foram realizados e posteriormente exibidos na rede pública de televisão, revelando novos olhares sobre o Brasil.


Notícias relacionadas