Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Inscrições abertas para o Programa Memória do Mundo 2014

Notícias

30/04/2014

Compartilhe esta notícia:

Inscrições abertas para o Programa Memória do Mundo 2014

Ag. PetrobrasA Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos gestores municipais que estão abertas até 31 de julho as inscrições para o Programa Memória do Mundo 2014 (MoWBrasil), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
 
A iniciativa reconhece patrimônios documentais de significância internacional, regional e nacional, mantém os registros e acrescenta uma logomarca que os representa.  O objetivo é identificar conjuntos que tenham valor de patrimônio da humanidade. Estes são inseridos no Registro Internacional de Patrimônio Documental, a partir da aprovação por comitê internacional de especialistas, da candidatura encaminhada pela instituição detentora do acervo.
 
Alguns patrimônios documentais contemplados pelo programa:
 
• Arquivo do Comitê de Defesa dos Direitos Humanos para os Países do Cone Sul
(Clamor) - Centro de Documentação e Informação Científica - CEDIC/ PUC/SP, em 2007;
• Acervo da Força Expedicionária Brasileira - FEB - Arquivo Histórico do Exército; Conjunto Documental Livros Foreiros - Arquivo Público Municipal de Olinda, PE, em 2008;
• Livros de Registro / Matrícula dos Imigrantes - Memorial do Imigrante do Estado de São Paulo; Marcas da Escravidão. Registro de Enterros de Escravos. Livros do Banguê, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, em 2009;
• Atlas Vingboons: mapas e cartas da costa atlântica da América do Sul no século
XVII. Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pemambucano. IHGP - Recife, em 2010;
• Imagens Paulistanas: Álbuns Fotográficos da Cidade de São Paulo (1862-1919),
proposto pela Biblioteca Mário De Andrade, em 2011;
• Livros dos Bens Livres Pertencentes aos Jesuítas dos Colégios de Olinda e Recife, PE (1765-1768), propostos pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, em 2012;
• Processos Trabalhistas do Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região (1935- 2000), proposto pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região/RS, em 2013.
 
Candidaturas
Podem participar entidades públicas e privadas, além de pessoas físicas que sejam detentoras de documentos de valor excepcional para a memória brasileira. A escolha das candidaturas será feita pelos membros da MoWBrasil e poderão ser aprovados até dez candidatos.
 
Patrimônio documental
O patrimônio documental compreende os bens culturais móveis, tais como, manuscritos, impressos, coleções de fotografias, mapas, plantas, filmes em película, vídeos e demais suportes da informação que apresentem valor excepcional para a memória brasileira.
 
A CNM incentiva a participação dos detentores de acervos documentais públicos e privados, uma vez que a memória documental do Brasil é constituída pela documentação produzida e preservada pelos Entes municipais. O movimento municipalista defende a democratização do acesso a editais dessa natureza, em respeito ao reconhecimento dos direitos culturais dos detentores de acervos e coleções de documentos. A CNM propõe ainda a criação de ações em âmbito nacional e regional por parte do Governo Federal, que promovam a preservação e a difusão do patrimônio documental.
 
Mais informações aqui ou contate pele telefone: (21) 2179-1290 ou por e-mail: memorialdomundo@arquivonacional.gov.br

Notícias relacionadas