Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Inscrições para o V Fórum Urbano Mundial terminam neste domingo, 14

Notícias

12/03/2010

Compartilhe esta notícia:

Inscrições para o V Fórum Urbano Mundial terminam neste domingo, 14

CNM

As inscrições para o V Fórum Urbano Mundial (FUM5) terminam neste domingo, 14 de março. Com entrada gratuita. o Fórum ocorre de 22 a 26 de março, no Rio de Janeiro, e terá representantes de 161 países, de acordo com Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat). A programação prevê no dia 22 uma mesa redonda de prefeitos com a possível participação do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

O objetivo da mesa redonda é mostrar como a inclusão social e a infra-estrutura urbana podem melhorar a vida da comunidade e promover crescimento no Município. Na ocasião, os gestores municipais vão mostrar ações de Planejamento e Desenvolvimento Urbano que obtiveram sucesso. Ziulkoski deve participar deste debate e também de uma mesa interativa no Evento de Rede, eixo Governança e Participação – organizada pela CNM em parceria com o Instituto Pólis.

Além de prefeitos de diversas regiões brasileiras, o evento reúne autoridades de todo o mundo, especialistas, acadêmicos e líderes comunitários. Na edição deste ano, o tema central é: O Direito à Cidade: Unindo o Urbano Dividido. Para debater o problema da rápida urbanização, a primeira sessão do Fórum na América Latina terá a participação popular como característica principal.

Histórico
Em 2001, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu realizar, a cada dois anos, sessões de um Fórum Urbano Mundial, sob a responsabilidade da Agência Habitat das Nações Unidas, com o objetivo de reunir, regularmente, uma ampla gama de parceiros governamentais, da sociedade civil e do setor privado, em torno dos grandes desafios colocados pela crescente urbanização. Segundo o Ministério das Cidades, no debate são pautadas as economias nacionais, a organização das sociedades, as comunidades locais e as próprias cidades.

Abrangência
O último Fórum Urbano Mundial, realizado em 2006, em Vancouver, Canadá, teve a participação de mais de 10 mil pessoas, entre governantes de 160 países, parlamentares, autoridades locais, representantes da sociedade civil e do setor privado, acadêmicos e profissionais da área, organizados em seminários, oficinas e painéis de debates. Países como Angola, Argentina, China, México, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha participaram do evento. Texto do Ministério das Cidades.


 


Notícias relacionadas