Notícias
01/12/2010
Inpe registra queda em desmatamento na Amazônia
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) verificou o menor nível de desmatamento na Amazônia. Entre agosto de 2009 e julho de 2010, a Amazônia perdeu 6.450 quilômetros quadrados (km²) de floresta, valor 14% menor que no ano passado que sofreu derrubada em 7,6 mil km² da Amazônia Legal.
O número divulgado hoje, 1.º de dezembro, pelo Inpe, equivale a uma área do tamanho do Distrito Federal. Mas os números indicam que Estados como Mato Grosso, Pará e Rondônia registraram redução em suas taxas de desmatamento.
O Inpe com a utilização de satélites faz o levantamento do desmatamento na Amazônia desde 1988. Na avaliação do instituto, se o país continuar com a taxa de 6 mil km², o desmatamento da Amazônia poderá ser reduzido em 80% até 2020. Pelo cronograma, assumido em compromisso internacional no prazo de dez anos o país chegará a uma taxa anual de 3,5 mil km² de desmate. O governo já cogita antecipar o cumprimento da meta para 2016.
Mesmo com os registros otimistas de queda recorde, projeção divulgada em novembro pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) aponta cenários em que a devastação pode voltar a subir nos próximos anos. A pesquisa considera a possível aprovação de mudanças no Código Florestal brasileiro e destaca a pecuária como principal atividade a pressionar por novos desmatamentos