
Home / Comunicação / Iniciativas de Centros de Artes e Esportes Unificados podem ser premiadas
Notícias
10/09/2018
Iniciativas de Centros de Artes e Esportes Unificados podem ser premiadas
Iniciativas socioculturais desenvolvidas em Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) podem ser premiadas, com R$ 15 mil, pelo Ministério da Cultura (MinC). O reconhecimento está previsto no edital de premiação lançado para fortalecer as expressões socioculturais locais e regionais, promover a cidadania, o bem-estar e o desenvolvimento social e sustentável. Os interessados devem promover inscrição até quarta-feira, 13 de setembro, pelo Sistema Mapa da Cultura.
De acordo com o edital, 30 iniciativas serão selecionadas e premiadas dentro das seguintes categorias:
- a) Promoção da educação e da formação artística e cultural, nas mais diversas linguagens;
- b) Promoção do desenvolvimento social com intersetorialidade;
- c) Promoção da interseção entre cultura, bem estar e saúde;
- d) Prevenção à violência;
- e) Iniciativas promovidas por jovens ou coletivos de jovens; e
- f) Capacitação e qualificação para o trabalho, promoção do associativismo e da Economia Solidária.
As ações devem ser promovidas por pessoas físicas – representadas individual ou coletivamente por grupos e/ou coletivos sem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) – ou por pessoas jurídicas sem fins lucrativos, excetuando as de direito público. Existem 176 Centros em todo o Brasil, e o edital abrange os oficialmente inaugurados que tenham minimamente promovido as seguintes obrigatoriedades publicadas por meio de lei, decreto ou portaria municipal: nomeação do Grupo Gestor Tripartite, Estatuto do Grupo Gestor publicado e Regimento Interno.
Integração
Os CEUs também devem ter lista de contatos atualizada dos membros do Grupo Gestor no Sistema e-Praças ou enviada em formato PDF para o e-mail forum.ceus@cultura.gov.br. Esses espaços foram criados para viabilizar a integração entre ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital.
Apesar de a iniciativa não possibilitar que os Municípios sejam proponentes, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta que as prefeituras podem divulgar a mesma junto aos agentes culturais locais que realizam iniciativas socioculturais nos respectivos Centros, a fim de que esses sejam reconhecidos e premiados pela sua atuação em prol da comunidade.
Mais informações sobre iniciativa aqui
Por: Agência CNM, com informações do MinC
Foto: Arte MinC
Da Agência CNM de Notícias
Notícias relacionadas


