Notícias
21/09/2010
Incêndios florestais fazem DF assinar decreto de Situação de Emergência
CNM
Inúmeros focos de incêndios consomem o Parque Nacional de Brasília, na Água Mineral, desde domingo, 19 de setembro. Mais de 25% do Parque foi destruído pelos incêndios florestais no curto espaço de tempo. Na segunda-feira, 20, o governo do Distrito Federal (GDF) assinou decreto de Situação de Emergência – válido por 60 dias, a contar desta terça, dia 21. Este é um dos períodos de estiagem mais rigorosos do DF, há 118 dias não chove.
A baixa umidade relativa do ar é apontada pela Defesa Civil como a principal geradora dos incêndios, que podem ter ocorrido naturalmente ou de forma criminosa. Em 24 horas, o fogo consumiu 10 mil hectares do Parque, equivalente a um quarto do território.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do DF estão tomando medidas de combate ao fogo no Parque e em outros possíveis focos de incêndio da região. Segundo eles, o mato alto e seco do Parque dificulta o trabalho dos bombeiros. As chamas atingem dez metros de altura. Trezentos homens estão trabalhando para tentar conter as chamas desde segunda-feira.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que a chuva venha apenas no final deste mês ou no início de outubro.
Chapada dos Veadeiros
Desde o último sábado, 18 de setembro, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso (GO), está em chamas. O fogo destruiu 35% dos 65 mil hectares da reserva. O Município, que fica a 250 quilômetros de Brasília, ainda não decretou Situação de Emergência.