Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Incêndios afetaram 916,8 mil hectares de parques nacionais e número deve aumentar

Notícias

22/10/2014

Compartilhe esta notícia:

Incêndios afetaram 916,8 mil hectares de parques nacionais e número deve aumentar

IbamaEste ano foi muito seco, com poucas chuvas na maioria do País e, portanto, propício para as queimadas. E os parques nacionais têm sofrido com o fogo. Desde janeiro, 916,8 mil hectares de vegetação de áreas de unidade de conservação federal foram consumidos por incêndios. Foram 320 áreas protegidas prejudicadas, segundo levantamento da Coordenação de Emergências Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Um hectare equivale um campo de futebol oficial, para se ter uma ideia da perda. O relatório é preliminar e os dados podem ser ainda mais graves, conforme o ICBio. O levantamento não foi fechado porque o tempo continua favorável às queimadas e a área que foi queimada nos parques de Serra dos Órgãos (RJ) e do Cipó (MG) ainda não foi totalizada.

O levantamento aponta o Cerrado como o bioma mais afetado pelos incêndios. As características dele ajudam a propagar o fogo. Mas, tanto no Cerrado como em outros biomas, os resultados não são tão diferentes de anos anteriores. Em 2013, foram queimados 612 mil hectares de unidades de conservação federal. E em 2012, 1,126 milhão de hectares - quase o dobro.

As queimadas ajudam a elevar a temperatura do ar. As chuvas de verão que começam a cair em algumas regiões ajudam a amenizar a situação e diminuem o risco de novos incêndios.

Agência CNM, com informações da EBC

 


Notícias relacionadas