Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Incêndio provocado: cientistas vão queimar 50 hectares de floresta no MT

Notícias

11/08/2009

Compartilhe esta notícia:

Incêndio provocado: cientistas vão queimar 50 hectares de floresta no MT

CNM

 

Mais de 50 hectares de Floresta Amazônica devem ser queimados no Estado do Mato Grosso por um grupo de estudiosos norte - americanos da Woods Hole Research. Eles irão provocar queimadas em uma área que pertence à família do governador de matogrossense, Blairo Maggi. Segundo os pesquisadores, o objetivo é avaliar as ações do fogo nesta região e quais as consequências dele.

 

Com a queimada proposital, os cientistas responderão perguntas como: o que ocorre quando o fogo gera o desmatamento de floresta tropical, qual o volume de dióxido de carbono (CO2) emitido, o tipo de flora sobrevivente e em quanto tempo o solo será recomposto. Eles medirão as chamas e em quanto tempo é preciso para o incêndio se espalhar.

 

Os pesquisadores acreditam que, por causa da umidade, as florestas tropicais não serão tão prejudicadas com os incêndios naturais, cada vez mais frequentes como consequência do aquecimento global. Entretanto, a vegetação mais baixa pode não ser recuperada, de acordo com estudos anteriores.

 

Segundo pesquisas, as queimadas contribuem mais para o desmatamento em relação à derrubada de florestas para a criação de pastos e exploração de produtos. Regiões da América Latina, África e do sul asiático apresentam maiores incidentes com queimadas naturais – não ocasionadas pelo homem. Os incêndios provocam perda de biodiversidade e madeira, além de prejuízos a donos de terras. Em valores monetários, o mundo perde US$ 24 bilhões.


Discussão internacional 
Assuntos ambientais como o desmatamento serão abordados por especialistas, integrantes do governo nacional e internacional, gestores municipais, estaduais e federais, sociedade civil e estudantes na I Cúpula Amazônica de Governos Locais. O encontro está marcado para acontecer nos dias 7 a 10 de outubro, em Manaus (AM). A Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Prefeitura de Manaus e a Associação Amazonense de Municípios (AAM) são as organizadoras do evento.

 

 O objetivo da Cúpula é formalizar um documento a ser apresentado na 15º Conferência Climática das Nações Unidas em Copenhague (COP 15), em Copenhague, na Dinamarca, de 7 a 18 de dezembro desde ano. Esta conferência reunirá lideres de todo mundo para discutir as mudanças climáticas e estabelecer um tratado semelhante ao Protocolo de Kyoto, com prazo final em 2012.

 

 

Com informações do O Estado de S. Paulo

 

 


 


Notícias relacionadas