Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Importância dos Comitês de Bacia Hidrográfica para a gestão municipal é ressaltado em Bate-papo da CNM

Notícias

14/01/2022

Compartilhe esta notícia:

Importância dos Comitês de Bacia Hidrográfica para a gestão municipal é ressaltado em Bate-papo da CNM

tp fb JAN22 002 YTNesta sexta-feira, 14 de janeiro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoveu mais uma edição do Bate-papo com a CNM e o tema abordado na transmissão ao vivo foi a Importância dos Comitês de Bacia Hidrográfica para a gestão municipal. A gerente de Sustentabilidade da Confederação, Claudia Lins, e o consultor de Recursos Hídricos da entidade Rafael Guimarães foram os palestrantes convidados da programação de hoje.

“A partir do momento que os gestores começarem a entender qual é o papel de um comitê de bacia hidrográfica para gestão municipal a gente vai começar a ver uma mudança na gestão de recursos hídricos de forma mais efetiva com as demandas locais, pois é um espaço de qualidade técnica”, explicou a gerente de Sustentabilidade ao abrir o debate. Cláudia ressaltou ainda que o tema se torna mais importante pela quantidade de desastres naturais que têm ocorrido nos últimos anos, que vão desde alagamentos por chuvas torrenciais a grandes períodos sem chuva que levam a escassez de água.

A especialista explicou que bacia hidrográfica é um território delimitado por divisores de água cujos cursos d’água em geral convergem para uma única foz localizada no ponto mais baixo da região. Desta forma, o Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) é formado por um grupo de pessoas, com diferentes visões e atuações, se reúne para discutir sobre um interesse comum.

Os representantes da CNM explicaram durante a programação sobre o funcionamento dos comitês, como os Municípios podem integrar os grupos e ressaltaram a importância de os gestores municipais buscarem informações sobre o tema. "Nós queremos motivar os gestores a ocupar esses espaços”, disse o consultor da CNM.

“As prefeituras podem participar desses comitês indicando secretários de pastas ambientais, administrativas e infraestrutura para participar desse colegiado que é organizado por câmaras técnicas. Dentro dos comitês de bacias existem esferas subdivididas com temas de acordo com cada região”, explicou Rafael Guimarães. Ele frisou ainda que o comitê é um espaço para receber as demandas locais.

Durante mais de uma hora de apresentação, os especialistas alertaram para a importância das ações ocorrerem de forma integrada entre todas as esferas do Poder. Além disso, eles deram dicas e um passo-a-passo sobre como os Municípios podem compor esses grupos. Eles esclareceram ainda as diversas dúvidas enviadas durante a transmissão do Bate-papo.

Confira a íntegra do Bate-papo


Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas