Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Grande parte da população não tem acesso a coleta e tratamento de esgoto

Notícias

26/11/2013

Compartilhe esta notícia:

Grande parte da população não tem acesso a coleta e tratamento de esgoto

MEC“A falta de tratamento de esgoto é um dos principais problemas do Brasil no que se refere ao acesso aos recursos hídricos no país”, admitiu o diretor de Gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Lopes Varella Neto. Ele ainda afirmou que 40% da população ainda não têm acesso a coleta e tratamento de esgoto, acarretando problemas de saúde pública, mas também de contaminação da água potável. 
O “Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos” da ANA e o “Atlas do Abastecimento Urbano de Água” apontaram que 11% da água consumida no Brasil têm qualidade regular, 6% são de qualidade ruim e 1% de péssima qualidade. Os estudos mostram que as localidades onde a qualidade melhorou são aqueles que tiveram investimentos na rede de esgoto.
 
No entanto, Varella explanou que 90% da população têm acesso à água encanada. Mas um dos maiores problemas na gestão dos recursos hídricos do país ainda é abastecer a agricultura.
 
Educação
Segundo o presidente do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos, José Galizia Tundisi, a falta de investimentos em coleta e tratamento de esgoto é um empecilho para o desenvolvimento do país. Ele alertou para a necessidade das autoridades promoverem obras e também educarem a população para prevenir problemas de saúde pública como a diarreia.
 
Este assunto foi debatido na Comissão de Infraestrutura do Senado, no terceiro painel do sexto ciclo de debates “Água: Gerenciamento e Utilização, promovido pela Comissão de Infraestrutura”.
 
Da Agência CNM, com informações da Agência Senado

Notícias relacionadas