Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Governo realiza pesquisa sobre recursos hídricos

Notícias

27/04/2005

Compartilhe esta notícia:

Governo realiza pesquisa sobre recursos hídricos

Frederico Ferreira
Agência CNM

Desde março, o Governo Federal juntamente com os estados realiza um levantamento de todos os usuários de recursos hídricos com o objetivo de iniciar o processo de regularização dos usos dos recursos hídricos da Bacia do Rio São Francisco, por meio da outorga de direito de uso da água na bacia, além de identificar as propriedades e produtores, assim como o volume capitado em rios, reservatórios e açudes. Os estados envolvidos nessa pesquisa são Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas que contam com o apoio das Secretarias de Recursos Hídricos estaduais. O prazo para a conclusão vai até junho.

São 503 municípios que fazem parte deste cadastro feito por 350 pesquisadores. O trabalho é realizado em duas etapas. A primeira é o trabalho de campo, já a segunda consiste no trabalho de escritório, compreendendo aplicação de formulário próprio e alimentação de banco de dados, processamento, análise e disponibilização de resultados para o público.

Os pesquisadores contam com GPS´s, instrumentos que registram as coordenadas geográficas e permite georeferenciar, ou seja, localizar todos os locais onde é captada a água do Rio São Francisco e seus afluentes. A coleta de dados se fará em formulário apropriado, a exceção do estado da Bahia, onde os dados serão registrados diretamente em palm-tops. Essa será uma experiência pioneira, que possibilitará a realização de novos trabalhos de forma mais ágil e eficiente. Após coletados, os dados serão armazenados em um banco de dados e serão emitidos relatórios e estatísticas para análise.

Segundo a previsão do ministério de Integração, espera-se cerca de 80.000 cadastros, sendo que desses, algo em torno de 60 a 70% sejam de usuários para fins da agricultura irrigada. Para que a população esteja ciente do levantamento será criada uma campanha de rádio e TV para divulgação, além de material de apoio como volantes e cartazes. O objetivo é tornar o trabalho conhecido antes de seu início em cada estado, a fim de que as pessoas já estejam informadas sobre o mesmo quando da visita do pesquisador
.

Com informações da Codevasf


Notícias relacionadas