Notícias
25/06/2014
Governo federal reconhece emergência em 40 Municípios do Sul afetados por desastres naturais
Depois de fortes chuvas e muitos estragos, o governo federal reconheceu Situação de Emergência (SE) em 40 Municípios de Santa Catarina e Paraná. Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 25 de junho, o Ministério da Integração Nacional atestou a gravidade dos problemas enfrentados por conta dos desastres causados por fenômenos naturais nos dois Estados.
As ocorrências têm diminuído, mas os Estados ainda sentem os efeitos negativos decorrentes do elevado índice pluviométrico do dia 8 de junho. Só em Santa Catarina, 36 Municípios obtiverem o reconhecimento federal de emergência. Os outros são do Paraná, onde mais de 160 Municípios foram afetados pelas chuvas que caiu sobre a região no início no mês.
Segundo o relatório da Defesa Civil de Santa Catarina, mais de 460 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas. Pelo menos 7 mil catarinenses ficaram desabrigados e cerca de 50 mil desalojados. Aproximadamente, 30 pessoas ficaram feridas e duas pessoas morreram durante as chuvas. Foram atingidos 42 Municípios pelas cheias.
Transferência
O governo do estado elaborou um relatório solicitando recursos financeiros no valor de R$ 5,6 milhões. Segundo a Defesa Civil estadual, esse dinheiro vai direto para os Municípios, por meio dos cartões da defesa civil.
No Paraná, mais de 819 mil pessoas foram afetadas, 211 ficaram feridas e 11 morreram. Segundo o relatório da Defesa Civil do Estado, União da Vitória foi o mais afetado, com 12,5 mil pessoas desalojadas, 396 desabrigados e uma pessoa morreu. Mais de 3 mil casas foram danificadas, razão pela qual o Estado de Calamidade Pública (ECP) foi reconhecido pelo governo federal na portaria.
Veja a portaria aqui