Notícias
06/04/2005
Governo Federal destina R$ 210 milhões para financiar 30 mil moradias
Ascom Ministério das Cidades
No próximo dia 13 de abril será realizado o leilão das propostas dos bancos, companhias habitacionais e cooperativas de crédito para os recursos do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social – PSH – que prevê o financiamento de 30 mil unidades habitacionais (27 mil para áreas urbanas e três mil para áreas rurais), distribuídas pelos 26 estados e Distrito Federal. Os recursos do leilão somam R$ 210 milhões e as propostas serão entregues à Secretaria do Tesouro Nacional.
O plano de distribuição para os 27 mil financiamentos nas áreas urbanas, realizado pelo Ministério das Cidades, leva em consideração a proporcionalidade do déficit habitacional em cada estado, de acordo com o estudo da Fundação João Pinheiro.
O PSH subsidia a construção ou aquisição de casas para famílias que ganham até três salários mínimos, permitindo seu acesso a financiamentos habitacionais, na medida em que cobre os custos das operações de crédito e, em parceria com o poder público local (prefeitura) ou estadual, viabiliza os recursos para obras e serviços necessários à produção das unidades habitacionais. O acesso aos financiamentos junto aos agentes financeiros é feito somento por intermédio das prefeituras ou governos estaduais.
O atual governo federal realizou, entre 2003 e 2004, quatro leilões do PSH que já beneficiaram 90 mil famílias com renda de até três salários minimos.