Home / Comunicação / Governo autoriza transferência de recursos para Defesa Civil e reconhece emergência em Municípios
Notícias
02/09/2014
Governo autoriza transferência de recursos para Defesa Civil e reconhece emergência em Municípios
A União autorizou nesta terça-feira, 2 de setembro, mais de 740 mil reais para os Municípios de Agronômica, Arvoredo, Chapecó, Quilombo, Santiago e Seara, afetados pelas chuvas que castigaram o Estado de Santa Catarina entre maio e julho deste ano. O recurso financeiro serve para execução de ações de resposta ao desastre como inundações, alagamentos, deslizamentos de terra.
O Governo Federal também reconheceu ainda a Situação de Emergência em nove Municípios mineiros e um do estado da Bahia, afetados pela estiagem prolongada. A estiagem continua a causar problemas na região sudeste do Brasil, como consequência os Estados de São Paulo e Minas Gerais foram os mais afetados pela escassez de chuvas. Os danos e os prejuízos causados na agricultura fizeram com que mais de 146 Municípios mineiros decretassem Situação de Emergência.
Situação de Emergência
O reconhecimento da Situação de Emergência é necessário para que as localidades recebam ajuda federal e garantam assistência às vítimas de desastres naturais e reparação de danos. O Governo Federal, por vez, não se exime em reconhecer a anormalidade do novo decreto, porém a seca e a estiagem comprovadamente se estendem e se agravam a cada ano.
Em São Paulo, o Sistema Cantareira, principal fornecedor de água à população na capital do Estado, teve uma sequência de quedas no nível das suas represas - e o panorama já é considerado a pior crise da história na região. A rede, na sua totalidade, é responsável pelo abastecimento de 8,1 milhões de habitantes, população quase seis vezes maior do que o número de habitantes de Porto Alegre. A estiagem acabou ocasionando o racionamento de água em várias cidades paulista.