Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Gestão de resíduos sólidos preocupa prefeito maranhense

Notícias

12/07/2011

Compartilhe esta notícia:

Gestão de resíduos sólidos preocupa prefeito maranhense

CNM

O prefeito de Grajaú (MA), Mercial Lima de Arruda visitou a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com o objetivo de buscar orientação quanto à gestão de resíduos sólidos. Os técnicos da CNM orientaram o prefeito sobre todos os detalhes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, pois Mercial aponta que uma das maiores preocupações em sua gestão é cumprir as metas do plano. “As prefeituras devem elaborar um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos até agosto de 2012, não temos técnicos para isso, precisamos de apoio nesse sentido”, pede Mercial.

“Queremos adequar o uso do lixo na cidade, e melhorar a qualidade de vida das pessoas, vamos adequar os lixões para evitar problemas ambientais. Mas alcançar essas metas é um desafio”, destaca o prefeito. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, confirma a preocupação do prefeito. Ele ainda ressalta que a maioria dos Municípios brasileiros não tem condições de adotar medidas adequadas para tratamento do lixo nos prazos legais estabelecidos.

Segundo Ziulkoski, 63% dos Municípios brasileiros ainda possuem lixões e, apenas 37% têm aterros sanitários instalados. “Os Municípios brasileiros vão precisar levantar R$ 52.875.344.672,00 bilhões para transformar os lixões em aterros sanitários até 2014, usando como base os aterros de pequeno porte que atingem 200 mil habitantes. De onde o Município vai tirar dinheiro para isso”, questiona o representante municipalista.  

Mercial também recebeu orientações da área jurídica da entidade para melhorar a gestão no Município em diversos setores.

 


Notícias relacionadas