Notícias
16/03/2020
Gestores podem se capacitar on-line para utilização do Sistema Nacional de Informações de Desastres (S2ID)
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), está disponibilizando cursos sobre o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). A capacitação, oferecida aos gestores públicos, tem como objetivo tornar os usuários aptos a operar – da maneira mais correta e precisa possível – o S2ID.
A plataforma serve como meio de comunicação oficial entre a Defesa Civil Nacional e as defesas civis estaduais e municipais. É por meio do sistema que ocorre o preenchimento dos formulários de pedidos de reconhecimento federal de situação de emergência e de solicitação de recursos da União para ações de resposta e reconstrução em casos de desastres naturais.
De acordo com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Lucas Alexandre, nos cursos, serão abordadas todas as funcionalidades do sistema para os usuários municipais, estaduais e federais. É uma grande oportunidade de os agentes em defesa civil dos três níveis federativos aprenderem a trabalhar com o sistema ou atualizarem seus conhecimentos.
Além disso, a correta utilização da plataforma melhora a qualidade dos dados armazenados, tornando-as fontes valiosas para estudos e pesquisas sobre desastres, bem como para o desenvolvimento de políticas públicas preventivas, mitigadoras e de resposta. O curso tem 34 módulos e os dois primeiros estão disponíveis aos usuários até 30 de março. O primeiro é sobre consultas e acesso ao sistema (S2ID – M0 – Acesso ao Sistema) e o segundo é sobre registros, solicitação de reconhecimento federal e acompanhamento do processo (S2ID – M1 – Registro e Reconhecimento). As capacitações serão por meio da Escola Virtual de Governo da Enap.
A capacitação foi desenvolvida por meio de uma cooperação da Sedec com o Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped/UFSC). As atividades são organizadas em cursos específicos para cada módulo existente no S2id e de acordo com os perfis dos usuários – federal, estadual e municipal. Serão concedidos certificados para cada estudo concluído.
Recomendação aos gestores
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) considera positivo o curso, uma vez que gestores e servidores encontram dificuldades para utilizar o S2ID – programa extenso e complexo. Outro fator positivo é que, por meio do curso, os Municípios poderão aprimorar seu sistema local de gestão de riscos e prevenção de desastres, haja vista que os cursos, entre outros benefícios, têm o potencial de estreitar os três Entes nas ações de proteção e defesa civil.
Portanto, a entidade municipalista incentiva todos os gestores e profissionais da área a participarem do curso. Dessa forma, o Munícipio ficará menos dependente do Estado para realizar avaliações dos danos e prejuízos causados nos casos de ocorrências de desastres.
Para tirar dúvidas, entre em contato com o Departamento de Articulação e Gestão da Sedec no número (61) 2034-5804.
Da Agência CNM de Notícias com informações do MDR
Imagem: MDR