Notícias
11/12/2017
Gestores municipais podem participar de concurso que seleciona boas práticas em moradia
Estão abertas as inscrições para o concurso de práticas inspiradoras, cujo tema é A moradia no centro da Nova Agenda Urbana. O propósito da iniciativa é identificar projetos inspiradores que promovam o acesso à moradia e habitat adequado para os cidadãos. Gestores públicos dos Municípios podem apresentar seus projetos, empreendimentos, intervenções ou regulações até o dia 1º de fevereiro de 2018.
Além de ter a iniciativa reconhecida, o Município pode ter a ação replicada em outros países, a depender da realidade urbana. O concurso também permite a participação de outros setores como o privado e a sociedade civil a submeterem boas práticas sobre o tema.
Os projetos poderão ser submetidos em língua espanhola, considerando as setes categorias existentes. Entre elas, políticas, marcos normativos e arranjos institucionais para a Nova Agenda Urbana; mitigação, adaptação e resiliência das habitações diante das mudanças climáticas e desastres naturais; e moradia como instrumento de inclusão e desenvolvimento econômico.
A comissão organizadora irá selecionar 25 projetos, a serem divulgados durante uma cerimônia do III Fórum de Moradia e Habitat. O evento terá lugar na cidade de Santo Domingo, na República Dominicana, entre os dias 12 a 14 de junho do próximo ano.
Os responsáveis dos projetos selecionados e ganhadores serão convidados a participarem de diversas sessões de intercâmbio durante o Fórum, além de terem seus projetos integrados uma publicação e uma exposição. Também estão previstas bolsas totais e parciais para que os representantes das práticas ganhadoras possam participar do Fórum.
Ao redor do mundo
Uma coalização de mais de 50 organizações com grande representatividade mundial na temática de moradia vinculadas ao desenvolvimento sustentável se reuniram nos últimos dois anos para desenvolver uma plataforma virtual. Ela se chama Urban Housing Practitioner’s Hub, UHPH na sigla em inglês.
Articulada com a implementação da Nova Agenda Urbana e da Agenda 2030, a plataforma ainda está em desenvolvimento e atua na gestão de conhecimento para a temática moradia na América Latina e Caribe.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participa desse processo e apoia a iniciativa por entender que o assunto é central para as ações integradas no território. O entendimento de moradia no centro compreende a moradia para além da construção de casas, e visa a compreensão e aprimoramento de políticas públicas, marcos jurídicos e promoção ao desenvolvimento sustentável que priorize os cidadãos e seus direitos rumo ao fortalecimento dos princípios da Nova Agenda Urbana.
Mais informações e regras para envio do projeto aqui
Conheça melhor o III Fórum Latinoamericano e do Caribe de Moradia e Hábitat