Notícias
19/03/2010
Fórum Urbano Mundial começa nesta segunda, 22 de março
CNM
Começa nesta segunda-feira, 22 de março, no Rio de Janeiro, o V Fórum Urbano Mundial. O programa marca para o primeiro dia uma mesa interativa coordenada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Com o tema O direito à cidade: unindo o urbano dividido, as discussões do Fórum serão divididas em seis eixos: Levando Adiante o Direito à Cidade; Unindo o urbano Dividido; Acesso Igualitário à Moradia; Diversidade Cultural nas cidades; Governança e Participação; e urbanização sustentável e inclusiva.
Dentro do eixo Governança e Participação, em parceria com o Instituto Pólis, a Confederação vai promover debate sobre a relação entre poder público e sociedade civil para as ações, os desafios e as perspectivas das políticas públicas. Além de prefeitos e gestores locais, devem participar da mesa o Centro de Estudos Sociais de Portugal e o Isandla Institute da África do Sul.
Experiência
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destaca que experiências desenvolvidas em diferentes lugares do mundo serão expostas durante o debate. O presidente da CNM acredita que a troca de experiências é um meio fundamental que busca soluções e encontra caminhos para problemas enfrentados no Brasil, que são comuns também em outros países.
Além da mesa interativa, uma mesa redonda de prefeitos também está na programação do evento. Neste encontro o objetivo é mostrar como a inclusão social e a infra-estrutura urbana podem melhorar a vida da comunidade e promover crescimento no Município. Os gestores municipais, também vão mostrar neste espaço, as ações de Planejamento e Desenvolvimento Urbano desenvolvidas com sucesso.