Notícias
14/08/2014
Frio bate recorde na região Sul do País; sensação térmica chegou a -15º
A quinta-feira amanheceu gelada na Região do Sul do País. Conforme aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em diversas cidades a temperatura ficou abaixo de 0ºC. São José dos Ausentes (RS), na Região da Serra gaúcha, registrou o menor índice de todo o País. A sensação térmica no Município alcançou -15°C.
Porém, o frio intenso atingiu boa parte do Rio Grande do Sul. Em Canguçu, a mínima foi de 1,3°C com sensação térmica de -6°C, em Dom Pedrito 2,4°C e com sensação de -4°C, e em Bagé, 2,6°C com sensação de -3°C. Segundo o Inmet, todas as estações meteorológicas do Estado, menos a de Tramandaí, registraram mínima abaixo dos 10°C.
Na capital Porto Alegre, durante o início da manhã a sensação era de 4ºC na quarta-feira, 13 de agosto. E a tendência é que as temperaturas abaixem ainda mais.
Santa Catarina
A quinta-feira, 14, também amanheceu gelada em Santa Catarina, com temperaturas negativas em diversas regiões do Estado. Pelo menos 26 Municípios registraram temperaturas abaixo de 0ºC. Na Serra fez -8,3°C em Urupema, -7,7°C em Bom Jardim da Serra, -5,9º em Painel e -5,8°C em São Joaquim. Este foi o amanhecer mais gelado do ano no País, segundo o meteorologista Leandro Puchalski.
As máximas previstas para esta quinta-feira devem ficar em torno de 17ºC no Norte e no Oeste, 16ºC na Grande Florianópolis, 15ºC no Sul, 13ºC no Vale do Itajaí e 11ºC na Serra. De acordo com a Central RBS de meteorologia, o dia deve ser de sol e poucas nuvens. Na parte da tarde as temperaturas devem ficar mais agradáveis.
Paraná
Após alguns dias de temperaturas agradáveis em pleno inverno, o frio voltou a se intensificar em Curitiba. Para quinta-feira, 14 de agosto, a máxima prevista é de 13ºC e a mínima é de 4ºC. Já na sexta-feira, 15 de agosto, as temperaturas devem subir um pouco, com máxima de 16ºC e mínima de 7ºC. A máxima do fim de semana deve ser de 20ºC no domingo, segundo o Instituto Tecnológico Simepar.
Mobilizada com as baixas temperaturas no Estado, a Prefeitura de Curitiba está promovendo a campanha “Doe Calor” em conjunto com o Instituto Pró-Cidadania. A iniciativa, que segue até 31 de agosto, busca arrecadar roupas, calçados e agasalhos para serem entregues a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Veja aqui os locais para entregar as doações
Agência CNM, com informações do G1