Notícias
07/02/2018
Fórum Urbano Mundial reúne especialistas para a implementação da Nova Agenda Urbana e os ODS
Debater as questões globais. Com esse objetivo, tem início nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, a 9ª edição do Fórum Urbano Mundial. Promovido pelas Nações Unidas, o evento, que tem como tema principal a implementação da Nova Agenda Urbana, acontece até o dia 13 de fevereiro na cidade de Kuala Lumpur, na Malásia.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que a Nova Agenda Urbana foi aprovada na 3ª Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, realizada em Quito, no Equador, em outubro de 2016. A entidade explica que, pela primeira vez na história, mais da metade da população mundial está residindo nas cidades.
Para a CNM, os Municípios, se bem planejados e gerenciados, se tornarão a principal ferramenta para o desenvolvimento sustentável e terão o potencial de ser uma solução para muitos dos desafios que nosso planeta enfrenta hoje.
Recomendação à prefeitos e gestores públicos
O Fórum Urbano Mundial ocorre a cada dois anos. Esta 9ª edição é organizado com assembleias, plenárias, mesas de alto nível e mesas redondas de stakeholders. Além disso, estão previstas sessões especiais com diálogos voltados a temas específicos e outros eventos paralelos à programação principal.
Dentre as atividades do Fórum, a Confederação Nacional de Municípios recomenda a participação dos gestores brasileiros nas sessões que tratam de Ações Locais. Essas sessões iniciam na próxima sexta-feira, 9 de fevereiro, e contará com a participação de prefeitos e prefeitas.
Assembleia dos Governos Locais
A entidade recomenda a participação dos gestores no evento principal de representação dos governos locais, trata-se da Assembleia Mundial de Governos Locais e Regionais, promovida pela Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) em parceria com o Grupo de Trabalho Global (GTF).
Essa é uma sessão de suma importância para os governos locais, uma vez que tratará dos progressos e desafios dos governos locais na implementação da Nova Agenda Urbana considerando a perspectiva local.
Nova Agenda Urbana
O objetivo da Nova Agenda Urbana é estabelecer uma visão comum e padrões globais para o desenvolvimento urbano nas próximas décadas e oferecer uma mudança de paradigma na forma como pensamos, construímos e gerenciamos as cidades. Em especial, o acesso à moradia adequada e o direito à cidade.
A CNM acredita que o evento colocará em evidência debates sobre os principais temas urbanos mundiais e as metas para a implementação da Nova Agenda Urbana e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para a área técnica de Planejamento Territorial da Confederação, a participação dos governos locais latino-americanos é fundamental na sensibilização e implementação da Nova Agenda Urbana. A entidade tem trabalhado na articulação e na disseminação da Nova Agenda aderente a realidade da América Latina.
Conheça aqui a Agenda e programação dos temas que tratarão da perspectiva dos governos locais
Saiba mais sobre a programação do Fórum aqui