Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Fortaleza pleiteia sediar Fórum Urbano Mundial e pede apoio da CNM na candidatura

Notícias

10/11/2022

Compartilhe esta notícia:

Fortaleza pleiteia sediar Fórum Urbano Mundial e pede apoio da CNM na candidatura

52490052296 22854d7887 bFortaleza, capital do Ceará, pleiteia promover a 13ª edição do Fórum Urbano Mundial (WUF) em 2026 e nesta quarta-feira, 9 de novembro, o vice-prefeito, Élcio Batista, esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para solicitar o apoio da entidade na candidatura do Município. O vice-prefeito conversou com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, e destacou a importância do apoio da entidade, uma vez que a CNM é a principal entidade de representação de governos locais na América Latina.

A CNM avalia que a promoção, por parte dos Municípios brasileiros, de eventos globais de desenvolvimento urbano é importante, uma vez que os desafios da urbanização em países do Sul global são desafiadores, sendo relevante posicionar agendas para aprimorar os mecanismos de financiamento urbano global.

Vale destacar que o Brasil é um dos países do mundo em que reconhece constitucionalmente o Direito à Cidade e os governos municipais têm um protagonismo em inovação de urbanização de favelas, programas habitacionais e inovação de mecanismos por meio dos respectivos planos diretores. É uma referência mundial, em especial, com a edição do Estatuto da Cidade. Para a CNM, avançar em agendas globais que fortaleçam as perspectivas de pequenos e médios municípios, arranjos de cooperação regionais é estratégico, uma vez que em sua maioria, os municípios da América Latina são de pequeno e médio porte.

O Fórum Urbano Mundial é a principal conferência do mundo sobre questões urbanas. É um fórum técnico não legislativo convocado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos ONU-Habitat desde 2002. O objetivo do Fórum é promover um debate de alto nível com governos locais, nacionais e regionais, organizações não governamentais, sociedade civil, academia e o setor privado. A cada dois anos, a ONU-Habitat promove a edição do evento. Vale destacar, que a próxima edição do Fórum Urbano Mundial ocorrerá, em 2024, na cidade do Cairo, no Egito.

A temática abordada tratará dos desafios e soluções para o desenvolvimento urbano inclusivo para as cidades e os assentamentos humanos de forma a fortalecer os mecanismos de planejamento, gestão e financiamento. discutir e reavaliar a forma como as cidades e os assentamentos humanos são planejados projetados, financiados, desenvolvidos, governados e gerenciados em uma cidade que é globalmente reconhecida por sua inovação. Com isso, permitir a ampliação de soluções inovadoras no campo do desenvolvimento urbano, considerando as diretrizes expressas na Nova Agenda Urbana na Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e nos acordos globais de desenvolvimento e financiamento urbano.

Sede do evento
As cidades que tiverem interesse em sediar a 13ª edição Fórum Urbano Mundial têm até o dia 15 de novembro. O resultado da cidade selecionada para sediar o Fórum será divulgado em agosto de 2023. As informações sobre os procedimentos da candidatura podem ser consultadas em língua inglesa. A 13ª edição do evento está prevista para ser realizada em 2026.

Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas