
Notícias
08/08/2017
Focos de incêndio pelo País podem ser observados em tempo real em monitoramento do Inpe
Com o objetivo de monitorar e identificar - de forma mais eficiente - as queimadas no Brasil, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) criou o Programa Queimadas – Monitoramento por Satélites (InfoQueima). De acordo com Instituto, ele consegue identificar qualquer incêndio em qualquer parte do País.
Segundo o Inpe, o programa cresce na mesma proporção que as tecnologias vão melhorando, com satélites mais precisos e com acesso a dados em tempo real. O órgão explicou que, em 1980, as informações eram divulgadas via telex. Hoje, tudo é transmitido pela internet.
O monitoramento de queimadas em imagens de satélites é imprescindível num país como o Brasil, com dimensões continentais e muitas regiões remotas, sem meios intensivos de acompanhamento, destaca o Inpe.
InfoQueima
O InfoQueima atualiza dados a cada três horas, todos os dias do ano. No total, são processadas cerca de 250 imagens por dia. O programa consolida todas as informações em um relatório diário automático, com tabelas e gráficos que permitem o uso inteligente das informações para trabalhos de combate aos incêndios, especialmente por grupos de brigadas de bombeiros e por secretarias de meio ambiente.
Agência CNM, com informações do Inpe
Notícias relacionadas


