Notícias
10/06/2016
Final de semana no Sul, Sudeste e Centro-Oeste será de temperatura baixa e negativa
O registro de temperatura muito baixa e negativa deve continuar na região Sul do país, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além da parte baixa brasileira, o frio também atinge diversas áreas do Sudeste e o Centro-Oeste, desde início da semana.
De acordo com anúncio do Inmet, a mínima deve ficar em -5ºC e máxima em 21ºC para a Região Sul e mínima de -1ºC, com máxima de 30ºC, para a Região Sudeste. No Sul do país, estão previstas geadas. Também há risco potencial de ocorrer geada em Minas Gerais e em São Paulo. A previsão divulgada nesta sexta-feira, 10 de junho, sinaliza que na região central a mínima deve chegar a 4ºC e a máxima 35ºC, além de chuvas em áreas isoladas.
O meteorologista, Mamedes Melo, informou que o frio continuará nos próximos dias. “Estamos sob influência de uma massa de ar polar que está se dissipando para o oceano, mas após a atuação desta, logo chega uma outra, intensificando o frio. Essa nova massa de ar polar traz nebulosidade para o Centro-Oeste e geadas para as regiões Sul e Sudeste”, disse o integrante do Inmet.
Fenômeno
Ele explicou que, com a aproximação do inverno, é comum a ocorrência de massa de ar polar na Região Sul do país, nesta época do ano. Só que ela está mais fria, fazendo cair a temperatura até abaixo de zero, inclusive oferecendo condição para ocorrência de neve, por causa do fenômeno climático conhecido como La Niña – que é o esfriamento das equatoriais do Oceano Pacífico – ter sido mais forte este ano.
Em Urupema (SC), o frio intenso congelou a cachoeira no Morro das Torres Marília. Fenômeno que não acontecia há anos. A Defesa Civil de Santa Catarina registrou cerca de 40 municípios com temperatura abaixo de zero na manhã de hoje. As cidades com menor temperatura registrada são Urupema (-7,2ºC), Bom Jardim Serra(-6,1ºC) e São Joaquim (-5ºC). Baixas temperaturas são registradas em Planalto Sul, Planalto Norte, Meio Oeste, Oeste e Alto Vale do Itajaí.
Massa
A massa de ar polar domina o Sul do Brasil, e ganha reforço entre os dias 11 e 12 de junho, declinando ainda mais as temperaturas. Um ciclone extratropical no oceano altura do litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul, e o avanço de outra massa de ar polar pelo Sul deve deixar o mar agitado no litoral do Estado, com picos de onda de 3 a 4 metros, principalmente em áreas mais distantes da costa, mas devendo oferecer risco de ressaca nas praias.
Já, no Paraná, de acordo com a Defesa Civil estadual, por causa da massa de ar frio, a previsão é de formação de geadas em algumas regiões. O frio já deixou a temperatura negativa em vários Municípios. Em Curitiba, na madrugada e no começo da manhã desta sexta-feira, os termômetros chegaram a registrar 0 ºC.
Agência CNM, com informações da ABr