Home / Comunicação / Final de semana e feriado com muitas chuvas na Região Sul do Brasil
Notícias
13/10/2015
Final de semana e feriado com muitas chuvas na Região Sul do Brasil
Mais uma vez a Região Sul sofre com os efeitos negativos do excesso de chuvas acompanhadas de vendavais e granizos, nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A tragédia se concretizou em Santa Catarina, onde uma pessoa morreu em decorrência de uma descarga atmosférica. A situação se agravou com a elevação e transbordamento de rios causando alagamentos e inundações, milhares de pessoas foram afetadas e foram obrigadas a deixarem suas casas. Ruas ficaram completamente alagadas, ocorreram diversas enxurradas que arrastaram carros, postes, asfaltos foram destruídos, além do destelhamento de milhares de casas.
No final da noite de segunda-feira, 12 de outubro, a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina divulgou um boletim informando que 33 Municípios foram atingidos. Os dados dão conta que 599 pessoas ficaram desalojadas e 316 desabrigadas, num total foram 4.432 afetados.
Ainda segundo o órgão, Lebon Régis foi o Município que registrou o maior número de pessoas afetadas. Foram mais de 3.000, 120 desalojados, um óbito.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul a situação não é diferente, o excesso de chuvas causou destruição em 56 Municípios. De acordo com a Defesa Civil do Estado, 5.111 residências foram danificadas, 3.861 habitantes estão desalojados e 4.049 desabrigados.
Na região metropolitana, bairros inteiros ficaram alagados, asfaltos foram arrancadas causando interdição de diversas vias e muitas casas ficaram submersas. Os Municípios desta região mais afetados foram Canoas, Esteio, Nova Santa Rita e Eldorado do Sul.
Cheia do Rio Guaíba
Na grande Porto Alegre, o rio Guaíba bateu recorde histórico, o nível do rio subiu mais de 2,94 cm, maior desde 1967, quando o nível chegou a 2,79 cm. Esta elevação obrigou o Departamento de Água e Esgotos (DEP) da Prefeitura de Porto Alegre a realizar uma operação especial para fechar as comportas do muro do Cais Mauá com o objetivo de evitar inundações.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) continua acompanhando todas estas situações críticas nos Estados do Sul.