
Notícias
24/10/2017
Feira Internacional das Esmeraldas deve impulsionar economia de Campos Verdes (GO)
Mostrar o grande potencial da jazida de esmeraldas e impulsionar a arrecadação é a intenção da Feira Internacional das Esmeraldas promovida em Campos Verdes (GO). Após 12 anos sem promover o evento, a Prefeitura prepara o mais significativo aporte econômico entre os dias 26 a 29 de outubro.
A iniciativa busca inserir novamente Goiás no calendário nacional e internacional de comercialização de Pedras Preciosas, agregando valor a produção da pedra preciosa e potencializando a extração mineral. Além de trazer brilho a região, a feira promove o desenvolvimento local, gera empregos e incentiva a produção econômica.
Localizado entre duas bacias hidrográficas: a bacia do Rio dos Bois e a bacia do Rio do Peixe, Campos Verdes tem uma das maiores jazidas do mundo, o que faz do Município é grande produtor de esmeraldas.
Alternativas
De acordo com o prefeito, Haroldo Naves, que é presidente Federação Goiana de Municípios (FGM), a ideia de retomar a feira surgiu da inquietação da gestão em buscar alternativas tecnológicas e inovadoras para destinar os resíduos sólidos provenientes da atividade garimpeira. Para ele, uso dos resíduos em vestuários – roupas e calçados – é uma saída inovadora economicamente viável.
A solução apontada pelo gestor municipal pode ser conferida no lançamento oficial da feira, que ocorreu no início do mês, com o desfile de moda – Demonstração de resíduos minerais de Esmeraldas em peças de vestuário. Lançamento de selo dos Correios, com edição limitada, dedicada a colecionadores também ocorreu na cerimônia de lançamento.
Expectativa
A Prefeitura calcula que as negociações decorrentes da feria alcancem este ano R$ 7,5 milhões. Para isso, haverá exposição de gemas, joias, semi-joias e biojoias durante todo o mês de outubro. Os visitantes também terão a oportunidade conhecer as mais belas e valiosas esmeraldas do mundo.
Durante o evento os visitantes poderão participar de oficinas de design, onde conheceram mais de perto como é realizado todo o trabalho da confecção das joias até o produto final. Também estará disponível uma série de atrações voltadas para o turismo de aventura. Entre elas, visitação às minas com até 200 metros de profundidade e ao mundo subterrâneo surpreendente e inusitado.
Saiba mais aqui
Notícias relacionadas


