Notícias
01/03/2010
Fórum Urbano: CNM coordena debate sobre governança dos espaços urbanos
CNM
Diálogos, Mesas Redondas, Capacitação, Eventos de Redes e Publicações serão atividades do V Fórum Urbano Mundial (FUM5) no Rio de Janeiro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) vai coordenar um Evento de Rede que ocorre dia 22 de março, das 14h às 16h. Com participação do Instituto Polis do Brasil, do Centro de Estudos Sociais de Portugal e o Isandla Institute da África do Sul, a mesa debaterá a governança dos espaços urbanos, no eixo Governança e Participação.
Com o tema “O direito à cidade: unindo o urbano dividido”, o Fórum ocorrerá de 22 a 26 de março e prevê tratar também do acesso equitativo à moradia, diversidade cultural nas cidades, governança e participação, inclusão e urbanização sustentável e avançando no direito à cidade.
De acordo com os organizadores, a quinta edição do evento conta com mais de 10 mil inscritos e deve reunir autoridades de todo o mundo, especialistas urbanos, pensadores e acadêmicos, líderes comunitários e ativistas para ajudar a desenvolver novas políticas para o desenvolvimento de cidades melhores, além de representante dos Municípios brasileiros.
Perspectivas
O objetivo é compreender as várias ações, desafios e perspectivas no âmbito da governança, por meio de debates entre poder público e sociedade civil. Este segmento será representado por entidade de pesquisa e organização não governamental voltada para o fortalecimento da capacidade de ação autônoma da sociedade civil – dos movimentos sociais, suas entidades e redes.
Leia também:
CNM coordena debate no Fórum Urbano Mundial que discutirá direito à cidade
Com informações do Ministério das Cidades