Notícias
15/01/2010
Evento sobre biodiversidade da ONU destaca plano de Curitiba
CNM
O Plano Diretor de Biodiversidade do Município de Curitiba (PR) tornou-se uma referência internacional. De 6 a 9 de janeiro, o Município sediou a segunda Reunião de Curitiba sobre Cidades e Biodiversidade, da Organização das Nações Unidas (ONU).
O evento foi o primeiro grande encontro de preparação para a Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica (COP 10), em Nagoya, no Japão, em outubro.
Para o prefeito de Curitiba, Beto Richa, o fato de a população urbana ter superado a rural deve despertar nos gestores locais uma reflexão mais radical na concepção de políticas que priorizem a preservação ambiental nos planos de desenvolvimento econômico e urbano.
De acordo com ele, o Plano Diretor de Biodiversidade será uma forma de atingir resultados concretos na conservação da biodiversidade. “Nosso propósito é fazer com que, daqui por diante, a cidade alcance resultados palpáveis e quantificáveis”, afirma. Ele explica que a elaboração do plano é um meio de saber com precisão o quadro atual do Município. “Isso permitiria a adoção de ações e programas específicos a partir dos indicadores da situação atual”, atesta Richa.
Metas e objetivos
Segundo o prefeito de Curitiba, cada Município fixa metas e objetivos de acordo com suas características e prioridades, sem perder de vista a necessidade estratégica de ações para mitigar as emissões de gases de efeito-estufa e de adaptação às mudanças climáticas, questões estas que interferem diretamente com a conservação da biodiversidade.
“Esperamos que 2010 seja um marco para a humanidade em nosso empenho pela preservação do planeta”, conclui Richa.
A reunião também marcou o início das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade, instituído pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 2006. E as discussões e fóruns serviram de base para a definição de um Plano de Ação sobre a Biodiversidade dentro do Contexto Urbano.
Biodiversidade
O ano de 2010 será o Ano Internacional da Biodiversidade. A biodiversidade pode ser definida como a variabilidade entre os organismos vivos de todas as origens, incluindo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte; compreende a diversidade dentro de cada espécie, entre as espécies e dos ecossistemas.
Com informações do Ministério do Meio Ambiente e da prefeitura de Curitiba