Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Estão abertas inscrições para o Prêmio Nacional da Biodiversidade

Notícias

15/01/2015

Compartilhe esta notícia:

Estão abertas inscrições para o Prêmio Nacional da Biodiversidade

01092014_RioParaibadoSul_govSPOs Municípios que realizam ações de melhoria ou manutenção do estado de conservação das espécies da biodiversidade brasileira podem participar do Prêmio Nacional da Biodiversidade, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente. As inscrições estão abertas até 13 de fevereiro e a participação se estende às organizações não governamentais, empresas, sociedade civil, dentre outros.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que poderão concorrer ao Prêmio Nacional da Biodiversidade iniciativas, atividades e projetos que contribuem para a melhoria ou conservação de espécies da biodiversidade brasileira.

É considerado como melhoria ou conservação da biodiversidade brasileira a mudança ou manutenção na categoria de risco de extinção da espécie conforme critérios estabelecidos pela UICN (União Internacional pela Conservação da Natureza) ou evidências claras que promovam a mudança de pelo menos um dos critérios listados abaixo:

I - Redução do declínio ou aumento do tamanho da população;

II - Redução da fragmentação ou aumento da conectividade entre as subpopulações;

III - Ampliação da área de distribuição da espécie, mesmo que seja apenas por identificação de novas áreas; ou

IV - Redução das ameaças às populações das espécies.

Categoria

O Prêmio Nacional da Biodiversidade contempla sete categorias:

I – Organizações Não Governamentais: associações não governamentais, sem fins lucrativos, como OSCIP, OS, Fundação, entre outros;

II – Empresas: empresas públicas e privadas, bem como sociedades de economia mista;

III - Sociedade civil: organizações sociais, tais como associações, agremiações, comunidades, cooperativas, entre outros;

IV - Academia: pesquisadores e instituições de pesquisa voltados à produção científica e tecnológica

V – Órgãos públicos: órgãos e entidades da Administração Pública Federal, Estadual, Distrital e Municipal, no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como o Ministério Público e os Tribunais de Contas;

VI – Imprensa: jornalistas de veículos de comunicação (jornais, revistas, rádios, TV e sítios jornalísticos), independentemente da forma como se apresentem (artigos, reportagens, série de reportagens, fotos, vídeos, criações gráficas), relacionados à divulgação de ações em prol da melhoria e conservação de espécies.

VII – Individual: cidadãos cujo trabalho tenha contribuído para melhoria do estado de conservação da biodiversidade brasileira.

Premiação

A premiação ocorrerá no dia 22 de maio de 2015, em Brasília. Serão escolhidos três finalistas de cada uma das categorias, sendo que estes receberão passagens e diárias para participar da premiação, caso não residam em Brasília. Ao participante vencedor, dentre os três finalistas, é destinado o Troféu PNB. Aos demais finalistas é concedido um certificado atestando sua condição de finalista no concurso.

Para saber mais informações sobre o prêmio, clique aqui:


Notícias relacionadas