Notícias
27/09/2012
Estações meteorológicas serão instaladas em Municípios da Amazônia
Coletar dados meteorológicos, como umidade relativa do ar e pressão atmosférica, é o objetivo do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Para que a meta seja alcançada com maior eficiência, novas Estações Meteorológicas de Superfície (EMS) serão implantadas na região.
As EMS são sistemas que coletam dados meteorológicos por meio de sensores. As informações devem melhorar a descrição do ambiente onde estão instaladas, além da previsão do tempo em outros locais. Elas serão recolhidas e enviadas ao Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e a outros órgãos governamentais. A explicação é do chefe de Divisão de Meteorologia do Centro Regional de Manaus do Censipam, Ricardo Dallarosa.
Dallarosa pondera que as Estações serão colocadas na região amazônica, mas os dados servem para o Brasil e a todo o globo, pois alimenta informações nos modelos de previsão do tempo.
Possibilidade
O projeto começou na segunda quinzena deste mês de setembro. E os Municípios da Amazônia Ocidental e Oriental devem ser visitados para verificar a possibilidade de instalação das dez novas estações, a partir de outubro.
Um levantamento de campo – que leva em consideração a distribuição das EMS que já existem – será feito para que sejam escolhidos locais que ainda não têm coleta de dados. O interesse de parceiros do Sipam, como a Defesa Civil, também conta como condicionante para a seleção. Entre os Municípios que devem receber a visita dos técnicos estão Mucajaí (RR), Caracaraí (RR), Pacaraima (RR) e Don Elizeu (PA).
Da Agência CNM, com informações da Agência Brasil