Notícias
08/04/2016
Especialização acadêmica voltada à servidores públicos abrirá inscrições na próxima semana
No dia 11 de abril serão abertas as inscrições para o curso de especialização em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para a Gestão Municipal de Recursos Hídricos. As inscrições vão até 13 de maio e o resultado final será divulgado em 24 de junho.
A pós-graduação no formato Latu-Senso será semipresencial e gratuita, e voltada especialmente para técnicos do serviço público que atuem em setores relacionados aos recursos hídricos. O curso, que será realizado no período de 18 meses totalizando 420 horas/aula, é efetivado por uma parceria entre a Agência Nacional de Águas (ANA) com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Os interessados devem ficar atentos, pois serão disponibilizadas 400 vagas no total, sendo 80 por região do País. Para participar do curso, além de trabalhar em algum setor relacionado aos recursos hídricos, o candidato deve ter diploma de nível superior em qualquer área de formação. São pré-requisitos também que tenha vínculo com a administração pública, sendo efetivo, e que tenha autorização do seu órgão para que participe das atividades presenciais durante a sua realização.
O processo seletivo de inscrição acontecerá em fase única, composta de análise dos currículos dos interessados e da proposta de monografia. Na seleção, o tempo como servidor público e o Município de origem dos candidatos serão levados em consideração de acordo com as normas do edital do curso.
Sobre a Pós-Graduação
Com o início das aulas previsto para 1.º de agosto, ao longo de um ano e meio de curso serão realizados 3 encontros presencias de 3 dias, um por semestre. Essas atividades contecerão nas cinco regiões do País, especificamente nas cidades de Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Manaus (AM) e São Paulo (SP).
Alguns temas a serem estudados serão o tratamento de águas residuárias, manejo e conservação da água e solo, reuso de água, aspectos legais e institucionais da gestão de recursos hídricos, entre outros.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) considera de suma importância que os gestores incentivem os servidores a se capacitarem continuamente, uma vez que isso acarreta na melhoria dos serviços públicos e na qualificação profissional dos participantes.
Clique aqui para ver o edital com a estrutura do curso.