Notícias
29/08/2006
Especialistas em educação ambiental se reúnem em Foz do Iguaçu
Agência CNM
O Seminário Encontros e Caminhos, que começou nesta segunda-feira, 28, e vai até 31 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR), abriu a programação do primeiro Encontro de Especialistas em Educação Ambiental da Bacia do Prata.
O primeiro dia contou com a presença de 76 instituições que desenvolvem trabalhos sócio-ambientais nos 34 municípios que fazem parte do Programa de Formação de Educadores Ambientais da Bacia do Paraná III e Municípios do Entorno do Parque Nacional do Iguaçu. Está previsto para hoje a reunião entre representantes do Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina para discutir os impactos ambientais na região.
Segundo a coordenadora geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação, Raquel Trajber, participaram do encontro os Coletivos Educadores - responsáveis pela formação de trezentos educadores ambientais populares que atuarão em suas comunidades, elaborando programas que protejam o meio ambiente na Bacia do Prata. "Essa é a proposta do Ministério do Meio Ambiente, com o projeto Coletivo Educador: multiplicar em todo o país pessoas capacitadas para trabalhar com educação ambiental local", disse.
As instituições recebem apoio de técnicos do ministério, que respondem às dúvidas sobre os projetos, ajudam o grupo na articulação regional, além de auxiliarem financeiramente com os projetos de formação de educadores. Segundo a coordenadora geral do projeto na região, Silvana Vitorassi, o efeito multiplicador fará com que nos próximos meses sejam atingidas cerca de 1 milhão de pessoas que vivem nesses 34 municípios.
Informações da Agência Brasil