Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Emissão de CO2 estagnou em 2014, indica a Agência Internacional de Energia

Notícias

16/03/2015

Compartilhe esta notícia:

Emissão de CO2 estagnou em 2014, indica a Agência Internacional de Energia

SXC.huPela primeira vez em 40 anos, as emissões globais de dióxido de carbono estagnaram, de acordo com dados divulgados pela Agência Internacional de Energia (AIE). Segundo a Agência, as taxas de emissões permaneceram estáveis na ausência de uma desaceleração econômica. Ainda assim, segundo o relatório, foram emitidas 32,3 bilhões de toneladas de dióxido de carbono no planeta em 2014. 

A quantidade registrada no ano passado foi, exatamente, a mesma registrada em 2013. Para a AIE, essa estagnação foi alcançada pelos esforços de mitigação de emissões feitos em todo o mundo, mas principalmente pela mudança nos padrões de consumo de energia na China e países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O resultado trouxe esperança da possibilidade de combater as mudanças climáticas, um dos principais efeitos do gás na atmosfera. Os detalhes dos dados sobre energia e clima devem ser apresentados no dia 15 de junho, em Londres. 

Em 2014, segundo a AIE, a China aumentou consideravelmente a geração de eletricidade a partir de fontes renováveis como a energia hidrelétrica, solar e eólica, diminuindo assim a queima de carvão. Nos países da OCDE, foram feitos esforços recentes para promover o crescimento sustentável - incluindo o aprimoramento da eficiência energética e o aumento das alternativas de energia renovável. 

A AIE começou a coletar dados sobre as emissões de dióxido de carbono há 40 anos, e as emissões anuais só estagnaram ou caíram outras três vezes, associadas a crises econômicas globais. 

Da Agência CNM, com informações do Estado de S. Paulo 


Notícias relacionadas