Notícias
09/09/2014
Emergência e Calamidade: seca afeta pelo menos um a cada cinco Municípios brasileiros
Pelo menos um em cada cinco Municípios está em Situação de Emergência (SE) ou Estado de Calamidade Pública (ECP) por causa da severa estiagem que atinge principalmente o Nordeste e o Sudeste do País. A falta de chuvas, segundo o Ministério da Integração Nacional, afeta milhares de pessoas, e 1.183 Municípios já recebem auxílio do governo federal para ações de socorro e assistência à população.O índice equivale a 21% dos Municípios brasileiros. De acordo com explicações contidas em estudo divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo, é como se a cada mês 148 novos Municípios tivessem de ser socorridos por causa da crise hídrica. O número registrado é 18% maior que em 2013, quando a média foi de 126 por mês. A maioria está concentrada no Nordeste, onde 1.063 Municípios estão em emergência ou calamidade por este motivo, sendo 202 deles só no Piauí.
Na região Sudeste, São Paulo e Minas Gerais também enfrentam estiagem prolongada, o que tem causado colapso no abastecimento de água e energia. Apesar de ter registrado chuvas no início do mês, os efeitos da seca em São Paulo foram apenas amenizados, e houve um alívio para cidades com abastecimento em risco. O Sistema Cantareira – que abastece grande parte da Região Metropolitana de São Paulo – registrou nível estável pela primeira vez nas últimas semanas. Ele estava operando com apenas 10,7% da capacidade, conforme medição até o dia 3 de setembro.
Conclusões
Em Minas Gerais, a estiagem gerou quebra da ordem de 30% na safra de café colhida neste ano e as previsões são de reflexos também para o período 2015/2016. As conclusões foram apresentadas pela Comissão Técnica de Café da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). Os produtores e representantes de Sindicatos e cooperativas de diversas áreas do Estado confirmaram a redução na safra.
Segundo dados da Coordenaria de Proteção e Defesa Civil do Estado, 148 Municípios decretaram SE em decorrência da seca. No Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 9 de setembro, o governo federal reconheceu emergência em mais cinco decretos de prefeituras mineiras. São elas: Coronel Murta, Grão Mogol, Janaúba, Leme do Prado e Urucuia.
Prejuízos em 2013
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esclarece que a Região Nordeste é a mais afetada pelo exaurimento de água, somente em 2013 a seca na região nordeste foi considerada a pior dos últimos 50 anos. A estiagem nessa região foi apontada como umas das piores ocorrências de desastres naturais registradas no mundo em 2013; com mais de 1.400 Municípios afetados. Já são quatro anos consecutivos de intensa seca. O que tem causado problemas sociais, dificuldade de desenvolvimento da agricultura e da criação de animais.
Os impactos também são registrados na economia, e o cenário de estiagem promove fome e miséria no sertão por causa da falta de recursos econômicos. Os prejuízos causados pela estiagem em 2013 foram de R$ 18,5 bilhões aos cofres públicos.
Veja o decreto do DOU aqui com reconhecimento
Leia também: Emissão de gases do efeito estufa aumentou consideravelmente em 2013 e atingiu recorde