Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Em 2050, alta de água afetará dois terços da população mundial

Notícias

14/04/2015

Compartilhe esta notícia:

Em 2050, alta de água afetará dois terços da população mundial

Pref. Barbacena (MG)Apesar de não ser uma realidade na maior parte do Brasil, cerca de 40% da população do planeta sofrem com a falta de água, e as previsões para o futuro são preocupantes, Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a escassez de água afetará 2/3 da população mundial em 2050 devido ao uso excessivo de recursos hídricos para a produção de alimentos e agricultura. 

O alerta da Organização foi divulgado nesta terça-feira, 14 de abril, por meio do relatório Rumo a um futuro com segurança hídrica e alimentar. O documento feito pela FAO, diz que a proporção dos que sofrem com a escassez de água - cerca de 40% da população do planeta – aumentará até dois terços em 2050. 

De acordo com a FAO, atualmente há regiões do planeta em que se utiliza mais água subterrânea do que a armazenada de forma natural. O relatório cita, entre essas áreas, a Ásia Meridional e Oriental, o Oriente Médio, a África do Norte e a América do Norte e Central, acrescentando que em algumas regiões “a agricultura intensiva, o desenvolvimento industrial e o crescimento urbano são os responsáveis pela contaminação das fontes de água. 

A organização esclarece que a segurança alimentar e hídrica está estreitamente ligadas. E conforme o documento em 2050 serão necessários 60% a mais de alimentos no mundo, enquanto a agricultura continuará a ser o maior consumidor de água. Os dados foram apresentados durante o 7.º Fórum Mundial da Água (FMA), que ocorre em Daegu, na Coreia do Sul.

Agência CNM, com informações da Agência Brasil

 


Notícias relacionadas